Leia também:
- Qual é o dia de Nossa Senhora da Assunção?
- O que significa a assunção de Nossa Senhora?
- Contexto histórico da Assunção de Nossa Senhora
- Festa da Assunção de Maria remonta aos primeiros tempos cristãos
- O Dogma e a Definição de Nossa Senhora da Assunção
Ó dulcíssima soberana, rainha dos Anjos,
bem sabemos que, miseráveis pecadores,
não éramos dignos de vos possuir
neste vale de lágrimas,
mas sabemos que a vossa grandeza
não vos faz esquecer a nossa miséria e,
no meio de tanta glória, a vossa compaixão,
longe de diminuir, aumenta cada vez mais
para conosco.
Do alto desse trono em que reinais
sobre todos os anjos e santos,
volvei para nós os vossos olhos misericordiosos;
vede a quantas tempestades
e mil perigos estaremos, sem cessar,
expostos até o fim de nossa vida.
Pelos merecimentos de vossa bendita morte,
obtende-nos o aumento da fé, da confiança
e da santa perseverança na amizade de Deus,
para que possamos, um dia,
ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes
às dos espíritos celestes, para louvar e cantar
as vossas glórias eternamente no céu.
Assim seja!
Qual é o dia de Nossa Senhora da Assunção?
O dia de Nossa Senhora da Assunção é celebrado pela Igreja Católica no dia 15 de agosto. Segundo a nossa fé católica, a Santa Mãe de Deus, “tendo completado a sua trajetória de vida terrena, foi elevada de corpo e alma à glória celeste”.
O que significa a assunção de Nossa Senhora?
A Assunção significa o fim da vida terrena de Maria e seu retorno ao céu para se reunir com seu filho Jesus. Diferente da Ascensão de Cristo, nosso Senhor, que é quando Ele ressuscita e sobe ao céu por Seu próprio poder, na Assunção de Maria, Nossa Senhora é levada ao céu pelo poder de seu Filho.
Por isso usamos diferentes palavras para descrever esses eventos: um é a Ascensão de Cristo e o outro, a Assunção de Maria.
Contexto histórico da Assunção de Nossa Senhora
Apesar de alguns estudiosos insistirem que não há dados históricos para provar o fato histórico da Assunção, além da fé, também há dados sólidos e fundamentados para apoiar o evento.
- Primeiramente, em nenhum momento da história do cristianismo venerou um túmulo da Santíssima Virgem.
- Até o século 5 do Cristianismo não havia nem sequer uma lenda sobre seu local de sepultamento.
- Não existe nenhuma relíquia do corpo de Nossa Senhora; nunca houve qualquer reivindicação de posse por parte de alguma pessoa ou cidade de tal relíquia. Desde os primeiros tempos da Igreja, fiéis católicos veneraram os restos mortais dos Santos. Relíquias dos Apóstolos e de muitos mártires são preservadas em santuários e caixões. Se houvesse qualquer resto mortal sagrado de Maria jamais teria sido perdido ou negligenciado.
- Nos primeiros 16 séculos do Cristianismo, não houve qualquer teólogo ou escola de teologia respeitável que tenha questionado o dogma da Assunção.
- Havia também, no começo da Igreja, uma convicção sólida e profundamente enraizada entre os primeiros cristãos de que algo extraordinário havia acontecido a Nossa Senhora no momento de sua partida desta vida terrena. E isto encontrou expressão em escritos, sermões, práticas devocionais e orações a Maria “Assunta ao Céu”, e foi seguida por igrejas, ordens religiosas, cidades e nações em todo o mundo que se dedicaram ou consagraram a ela sob o título de Nossa Senhora da Assunção.
Festa da Assunção de Maria remonta aos primeiros tempos cristãos
São Epifânio, bispo do Século IV, natural da palestina, acredita-se que ele tenha sido o primeiro a ter perguntado o que havia acontecido com o corpo de Maria, que se dedicou ao estudo da morte de Maria, não acreditando que ela tinha morrido, mas sim, que Nossa Senhora foi chamada de volta ao céu.
Foi em meados do século V que começou a festa da Comemoração da Mãe de Deus sendo celebrada todos os anos no 15 de agosto num santuário próximo a Jerusalém. Cem anos depois, a festa também celebrava o fim da permanência de Maria na terra, sendo conhecida como a “Dormição de Nossa Senhora“.
Já no Século VIII o Papa Sérgio introduziu a festa em Roma e de lá rapidamente se espalhou por toda a Europa Ocidental. No final do século VIII o Papa Adriano deu ao dia da festa o nome oficial de Assunção de Maria.
O Dogma e a Definição de Nossa Senhora da Assunção
Em 1854 o Papa Pio IX definiu o Dogma da Imaculada Conceição e logo chamou a atenção para a possibilidade de uma definição dogmática da Assunção. Ambas são verdades não encontradas explicitamente na Bíblia, quando muitos pediram à Santa Sé Apostólica uma definição imediata.
Entre 1849 e 1940, foram recebidas mais de 2.500 petições de bispos, superiores e ordens religiosas de todo o mundo, e, finalmente, no dia 1º de novembro de 1950, após o encerramento do Congresso Mariano Internacional em Roma, o Papa Pio XII definiu solenemente o dogma da Assunção de Nossa Senhora ao céu.
Este evento aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, e contou com a presença de 40 cardeais, 500 bispos, milhares de sacerdotes e mais de um milhão de fiéis.
“Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assunta de corpo e alma na glória celestial”, disse o Papa Pio às multidões.
Ainda que estudos teológicos e declarações doutrinárias definitivas revelem a Assunção de Nossa Senhora, essa verificação ainda pode ser encontrada por meio de muitas aparições de Nossa Senhora que a Igreja declarou dignas de fé. A exemplo temos Guadalupe, Lourdes e Fátima onde as aparições apareceram tornando esses locais santuários sagrados visitados por milhões de fiéis todos os anos.