No Santo Natal o grande dom que nós celebramos é a vinda do Salvador ao mundo, é a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo.
O evangelho de São João vai dizer “a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela”. João 1,5.
Portanto, fazendo referência a Nosso Senhor Jesus Cristo, o evangelho nos faz entender que Jesus é a luz do mundo, é Aquele que vem para iluminar todo homem e toda mulher.
Por que muitas pessoas não acolhem a Jesus sendo Ele a luz do mundo?
Porque tantos corações ainda fazem da sua opinião humana, da sua lei humana, da sua forma de pensar, a sua regra de vida.
Jesus Cristo, portanto, não pode diante dessa situação ser acolhido, ou seja, aquilo que nós lemos no evangelho de São João dizendo que a luz veio em meio as trevas e não foi acolhida, nós vemos o mesmo acontecer nos dias de hoje. Vemos ainda tantos homens e mulheres que não dão atenção a Jesus Cristo, não acolhem a Sua Palavra, não fazem da sua Palavra uma normativa para sua vida.
Porque será que isso acontece?
Simeão ao ver o menino Jesus, reconheceu que Aquele era o Senhor, da mesma forma que a profetiza Ana ao olhar o menino Jesus no colo de sua mãe reconhece também que Jesus Cristo é o Senhor.
Então, existe alguma coisa que nós precisamos ter no nosso coração para reconhecer a Jesus Cristo como Nosso Senhor.
Existe alguma coisa que nós precisamos ter na nossa vida, para que nós olhemos para Ele e consigamos ultrapassar aquilo que visualmente nós vemos, aquilo que os olhos da carne podem contemplar.
E, que coisa é essa que não pode faltar ao nosso coração humano?
É a fé.
Sem a fé um homem jamais pode conhecer a Deus, sem a Fé um homem jamais poderá ser amigo de Deus, sem a fé podemos até ter bons princípios, podemos até ter boas ideologias, podemos ter pensamentos bons, ideias boas, mas jamais eu conhecerei quem é Jesus Cristo sem a Fé.
E há diversos momentos da vida de Jesus Cristo que nos mostram isso. Por exemplo, Jesus foi criado na cidade de Nazaré, e o evangelho conta que depois que Ele saiu da cidade de Nazaré, e começou a andar pelas cidades de Israel, fez muitos milagres, mas quando Ele voltou o evangelho diz assim:
“Ele foi para a sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro?” Mateus 13, 54-55
E esse evangelho termina assim:
“E mostravam-se chocados com ele. Jesus, porém, disse: ‘Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa! E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” Mateus 13, 57-58
Sem a fé nós não reconhecemos a Luz do Mundo. Podemos olhar para a luz do mundo, mas não reconhecemos.
Sem a fé nós podemos conviver com Jesus, mas não saberemos dizer quem Ele é. Sem a fé nós não nos tornamos amigos de Deus.
E sabe aonde é que está isso?
Na carta aos Hebreus. Lá diz assim:
“Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que o procuram.” Hebreus 11, 6
O que é o tempo do Natal?
O tempo do Natal é um tempo que nos exorta a despertar a fé em nosso coração, nos ajuda a olhar para aquele menino Jesus que está na manjedoura, mas sem a fé eu veria apenas um menino.
Na celebração da missa na noite do Natal nós ouvimos a seguinte leitura:
“O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu.” Isaías 9, 1
Então que quero pedir ao Senhor que ele venha iluminar o nosso coração. Assim como Ele iluminou o coração de Simeão, assim como ele iluminou o coração da profetiza Ana, mas eles olharam para Jesus não com os olhos da carne, eles olharam para Jesus com o coração, eles foram capazes de olhar para Jesus com o olhar de fé.
Então, eu exorto a cada um de vocês: tenhamos fé no Senhor, coloquemos a nossa vida nas mãos do Senhor, eu sei que nossa vida humana oferece muitos caminhos, nunca saia do caminho do Senhor.
Tem uma palavra que está numa carta de São Paulo aos Gálatas em que diz assim:
“Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo Espírito, quererdes terminar na carne?” Gálatas 3, 3.
Tomara que todos nós sejamos perseverantes no caminho do Senhor. Vivamos a graça de Cristo todos os dias na nossa vida, para que Aquele que é luz do mundo, ilumine o coração de todos nós.