O que é fé e qual a sua importância na vida cristã?

O que é fé e qual a sua importância na vida cristã

A fé é um ato de confiança e de esperança em Deus.

Todos nós sabemos que não há uma outra maneira de se fazer amigo de Deus se não for pela fé, pois só ela tem a capacidade e a propriedade de nos fazer mergulhar nos braços de Deus.

Um homem que não experimente a fé na sua vida, pode até viver uma relação com Deus, mas não é uma relação de entrega, afetuosa, de confiança, de um filho que se lança e se coloca nos braços do pai.

Algumas pessoas passam anos e anos vivendo na periferia da fé. E quando vivemos desse jeito, nós nunca vamos conhecer com profundidade, quem é Aquele que celebramos no santo Natal, que morreu na cruz por nós no período Pascal, enfim, nós nunca vamos saber dizer quem Ele é.

Em contrapartida, temos as consequências do que a falta de fé faz num coração humano, porque a falta de fé num coração humano se despreza a vida humana.

A vida humana foi imensamente valorizada por Jesus Cristo, Jesus assumiu a nossa condição, a nossa natureza humana, veio resgatar a vida do homem.

S. Gregório de Nissa dizia: “O que não foi assumido pelo Verbo, não foi redimido.” Jesus assumiu a nossa natureza humana por completo para redimir a nossa natureza humana por completo.

Mas se uma pessoa não olha a vida humana, não olha para Jesus, não olha a nossa existência com o olhar de fé.

Existe uma passagem bíblica quando o pobre vai para Abraão e o rico perde a eternidade, e há um diálogo entre o rico e Abraão, o rico vai dizer para Abraão:

Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento.” Lucas 16, 27-28.

E a resposta de Abraão foi a seguinte:

Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” Lucas 16, 31

Por que é necessário ter fé?

É necessário ter fé porque é só através dela que temos a capacidade de nos mergulhar nas coisas de Deus, de nos fazer tomar parte da obra divina, mas quando ela nos falta, ainda que o milagre tenha acontecido diante dos nossos olhos, a exemplo dos fariseus que viram Jesus fazer milagres, que viram Jesus fazer paralítico andar e nem por isso se converteram.

Herodes foi um exemplo do que a falta de fé faz na vida de uma pessoa.

O menino Jesus nasce, Herodes recebe a visita dos reis magos que vão dizer para ele que viram uma estrela que indicava o nascimento do Rei de Israel.

Herodes pede aos reis magos para irem até o lugar, se certificar exatamente de onde o menino se encontrava, para que ele, supostamente, fosse visitá-lo e adorá-lo.

Movido pelo orgulho humano, por paixões humanas, envolvido naquele orgulho humano que despreza a vida humana e as coisas de Deus, Herodes mandou matar todas as crianças de uma cidade, de 2 anos para baixo, para ter a certeza de que aquele possível rei não ocuparia o seu lugar.

Hoje em dia nós desprezamos a vida humana de muitas formas, uma delas é o aborto e ainda há “explicações”. Desprezamos a obra de Deus, o amor de Deus.

O mundo está muito carente da fé, mas não é de qualquer tipo de fé, São Paulo tem uma palavra que ele diz:

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” 2 Timóteo 4,3-4

E esse tempo já está aí, por isso nós precisamos despertar em nós uma fé límpida em Jesus Cristo. Quantos de nós “católicos” misturamos também outras coisas?

Não beba água suja, beba uma água límpida. E Jesus disse para aquela mulher samaritana: “Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede.” João 4,14

Que Deus desperte no coração de cada um de nós uma fé verdadeira, clara e absolutamente depositada nas mãos de Deus.