O nome pelo qual Jesus Cristo é conhecido em português e em muitas outras línguas é uma versão latinizada do seu nome original em hebraico, que era Yeshua, que significa “Salvador”. Em grego, o idioma em que o Novo Testamento da Bíblia foi escrito, o nome é Iēsous.
O nome Iēsous foi posteriormente traduzido para o latim como “Iesus”, e é a partir dessa palavra que surgiram as várias formas do nome em diferentes idiomas, como Jesus em português, Jesús em espanhol, Jesus em inglês, etc.
O título “Cristo” também tem um significado especial para os cristãos. Cristo é uma palavra grega que significa “ungido” ou “escolhido”. No Antigo Testamento da Bíblia, o termo “Messias” é usado para se referir a uma pessoa que foi ungida com óleo para um papel especial, como rei, sacerdote ou profeta. Os cristãos acreditam que Jesus foi o Messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento e que ele foi ungido por Deus para cumprir esse papel.
Vale ressaltar que na época de Jesus, o nome era uma expressão comum na cultura judaica, assim como em outras culturas da época, e não havia um sobrenome ou nome de família como hoje em dia. Portanto, Jesus era conhecido simplesmente pelo seu nome Yeshua.