São Padre Pio de Pietrelcina: Oração, Vida, Dons e Curiosidades

Padre Pio de Pietrelcina

Veja também:

Oração de São Padre Pio:
Fica Comigo, Senhor

Fica comigo, Senhor, porque é preciso ter-te presente para que eu não te esqueça.
Você sabe como eu te abandono facilmente.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da tua força, para não cair com tanta frequência.
Fica comigo, Senhor, pois tu és a minha vida e, sem ti, não tenho fervor.
Fica comigo, Senhor, pois tu és a minha luz e, sem ti, estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Tua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a tua voz e te siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo muito te amar e estar sempre em tua companhia.
Fica comigo, Senhor, se queres que eu seja fiel a ti.
Fica comigo, Senhor, porque por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja para Ti um lugar de consolo, um ninho de amor.
Fica comigo, Jesus, porque já é tarde e o dia está chegando ao fim, e a vida passa; morte, julgamento, eternidade se aproxima. É preciso renovar minhas forças, para que não pare no caminho e, para isso, preciso de ti.
Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as tristezas.
Como preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo esta noite, Jesus, na vida com todos os seus perigos. Eu preciso de você.
Reconheço-te como o fizeram os teus discípulos ao partir o pão, para que a comunhão eucarística seja a luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte, quero permanecer unido a Ti, se não pela comunhão, pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Jesus, não peço consolo divino, porque não mereço, mas o dom da Tua Presença, ah sim, peço-te isso!
Fica comigo, Senhor, pois só a Ti procuro, Teu Amor, Tua Graça, Tua Vontade, Teu Coração, Teu Espírito, porque Te amo e não peço outra recompensa senão que Te ame cada vez mais.
Com um amor firme, Te amarei com todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amá-Lo perfeitamente por toda a eternidade. Amém.
São Padre Pio, rogai por nós!

Qual o dia de São Padre Pio?

O dia de São Padre Pio é festejado no dia 23 de setembro, dia do seu “nascimento para o céu”.

Como foi a vida de Padre Pio?

Padre Pio nasceu em Pietrelcina, comuna italiana da região da Campania, no dia 25 de maio de 1887. Foi um dos 7 filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa, e foi batizado com o nome de Francesco Forgione.

Desde menino, sua vida foi marcada com sinais extraordinários de dons de graça. Aos cinco anos ele dedicou sua vida a Deus demonstrando notável amor pela vida religiosa. Era uma criança calma com grande paixão em ir a Igreja e rezar. Ele era capaz de ver e se comunicar com seu anjo da guarda, Jesus e a Virgem Maria.

Com quinze anos de idade foi admitido no noviciado da Ordem dos Frades Menores dos Capuchinhos em Morcone, na Itália. Foi lá onde ele adotou o nome de “Frei Pio”. O comportamento exemplar e a profunda piedade eram os comportamentos que despertavam, por seus colegas e superiores, grande admiração pela vida de Padre Pio, um deles chegou a afirmar: “Havia algo que o distinguia dos outros alunos. Sempre que o via, ele era humilde, recolhido e silencioso. O que mais me impressionou no irmão Pio foi seu amor pela oração.”

No dia 10 de agosto de 1910, aos vinte e três anos de idade, Padre Pio foi ordenado sacerdote.

A celebração da Santa Missa tornou-se o centro da sua espiritualidade, podendo durar, algumas vezes, várias horas devido a pausas de silêncio contemplativo a medida em que entrava nas partes do Santo Sacrifício.

Durante a celebração da Santa Missa, ele expressava como vivia intensamente a Paixão de Cristo, chegando um padre em Pietrelcina a chamar sua missa de “um mistério incompreensível.”

Certa vez, Padre Pio foi solicitado a reduzir o tempo de celebração da missa e ele respondeu: “Deus sabe que quero rezar missa como qualquer outro padre, mas não posso”.

Sempre muito piedoso, seus paroquianos vinham procurá-lo constantemente, em busca do seu conselho. Poucos momentos em sua presença já era grande experiência de mudança de vida.

A medida que os anos iam se passando, milhares de peregrinos vinham de todos os cantos do mundo, em busca das riquezas espirituais que emanava de seu ministério extraordinário.

Padre Pio costumava dizer para seus filhos espirituais: “Parece-me que Jesus não tem outra preocupação a não ser a santificação de sua alma.

Por motivos de saúde permanentes, Padre Pio ficou em Pietrelcina com a família. Tinha uma saúde precária, e, ainda assim, ele ofereceu todos os seus sofrimentos corporais a Deus, como sacrifício.

Quantos terços Padre Pio rezava por dia?

Padre Pio gostava de rezar o Rosário, ou seja, a junção dos 3 mistérios do terço (o 4º mistério, Luminoso, só foi adicionado ao terço em 2002 pelo Papa João Paulo II): mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos. Era conhecido como um homem de oração e orou quase que continuamente durante sua vida.

Sempre que alguém o perguntava qual legado ele gostaria de deixar para seus filhos espirituais, ele respondia: “Meu filho, o Rosário.”

Quais eram os estigmas de São Padre Pio?

As marcas dos estigmas de São Padre Pio eram as dolorosas feridas nas mãos, pés e lado do corpo que ele suportou por cinquenta anos. Esses estigmas apareceram em seu corpo na sexta-feira, dia 20 de setembro de 1918, após a celebração da Santa Missa, enquanto ele rezava diante de um crucifixo e fazia seu agradecimento.

Por que Padre Pio usava luvas?

Padre Pio usava luvas porque emanava sangue das feridas de suas mãos. Ele precisava usar luvas de malha de cor marrom durante o dia e de cor branca durante a noite. Por si só fazia assepsia de suas feridas, e usava luvas impermeáveis para lavar o rosto.

Quais eram os dons e carismas extraordinários de Padre Pio?

Deus dotou com muitos dons e carismas extraordinários o Padre Pio. Dentre esses dons, Padre Pio tinha o dom de profecia, cura, milagres, bilocação, discernimento de espíritos, a habilidade de se abster tanto do sono quanto da alimentação, a habilidade de ler os corações, a habilidade de conversar com pessoas em outros idiomas que jamais havia estudado, o dom de conversões, a graça de ver seres angelicais e a fragrância que emanava de suas feridas.

Certa vez, questionado por um amigo sobre seus carismas, Padre Pio disse: “Sabe, eles também são um mistério para mim”.

Padre Pio teve todos esses dons espirituais sem nunca ter os buscado, nunca se sentiu digno deles. Era um homem humilde, à disposição do Deus Todo-Poderoso.

Qual a data do falecimento de Padre Pio?

Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968 às 2h30, aos 81 anos, com o rosário nas mãos. Havia acabado de receber o sacramento da confissão, renovar os votos e receber o sacramento da unção dos enfermos. No dia anterior, celebrou missa às 5h da manha e ao terminar desabou completamente do altar. Foi até o confessionário, mas não conseguiu se confessar devido ao seu estado. Abençoou um grande grupo de pessoas que lotavam uma praça em frente a igreja às 10h30 e as 18h30 abençoou paroquianos que se reuniram na igreja para orar.

Durante quatro dias seus devotos prestaram homenagens a Padre Pio, que havia sido colocado em um caixão aberto. No dia 26 de setembro, as 14h30 foi realizado seu funeral, com a presença de aproximadamente cem mil devotos, sendo enterrado às 23h30.

Papa Francisco junto ao túmulo de São Pio de Pietrelcina