Papa Francisco e Bento XVI são vacinados contra Covid-19 no Vaticano

Papa Francisco e Bento XVI são vacinados contra a Covid-19

De acordo com o portal de notícias do Vaticano, o Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI receberam na quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2021, a primeira dose da vacina contra covid-19.

“Posso confirmar que, como parte do programa de vacinação do Estado da Cidade do Vaticano até o momento, a primeira dose da vacina COVID-19 foi foi administrado ao Papa Francisco e ao Papa emérito ” disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa Francisco já havia anunciado, em entrevista televisa ao Tg5, que tomaria a vacina durante a semana, e o secretário particular de Bento XVI, Dom Georg Gaenswein, também tinha confirmado que o Papa emérito seria vacinado.

Os Papas devem receber a segunda dose após 3 semanas da primeira dose.

A campanha contra covid-19, no Vaticano, iniciou na manhã do dia 13 de janeiro de 2021.

Residentes e funcionários do Vaticano e suas famílias estão recebendo suas doses da vacina Pfizer-BioNtech no Salão de Audiências Paulo VI

Durante a entrevista televisa, o Papa Francisco definiu a vacinação como “uma ação ética, porque está em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a vida dos outros”.

De acordo com o site National Catholic Register durante a entrevista o Papa Francisco relembrou a introdução da vacina da poliomielite e outras imunizações infantis comuns e disse: “Não entendo por que alguns dizem que esta pode ser uma vacina perigosa. Se os médicos o apresentam como algo que pode estar bem e não tem perigos especiais, por que não tomá-lo?”

Durante a sua tradicional bênção de Natal “Urbi et Orbi”, o Papa Francisco pediu que as vacinas contra covid-19 fossem disponibilizadas às pessoas mais necessitadas do mundo:

“Peço a todos – governantes, empresas, organizações internacionais – que promovam a cooperação e não a competição, e busquem uma solução para todos: vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis ​​e necessitados de todas as regiões do planeta. Antes de todos: os mais vulneráveis ​​e necessitados!” disse Papa Francisco.