Qual a importância da Sagrada Família para os cristãos?

Sagrada Família de Nazaré

A família de Jesus recebe o título de Sagrada Família, porque, de fato, a família de Jesus é uma família que está absolutamente absorvida pelo desejo de cumprir a vontade de Deus.

Então nós chamamos a família de Nazaré de Sagrada Família porque todos os membros desta casa, cada qual a seu modo, se abrem e se oferecem a Deus, para que o projeto de salvação de Deus se realize tanto na vida de cada um deles, claro, mas que todos eles sejam instrumentos dessa graça divina.

Então, quando nós lançamos o nosso olhar para a Sagrada Família, nós podemos dizer que a Sagrada Família é para todos nós um modelo para a família de cada um de nós.

O que podemos aprender com a Sagrada Família?

Olhando para o modelo da Sagrada Família podemos notar algo que não poderia faltar numa família cristã, a vida de oração.

Se nós olharmos para a Sagrada Família, podemos observar que todos os membros daquela casa tinham uma vida de profunda intimidade com Deus.

Todos eles tinham os seus joelhos dobrados porque queriam cumprir a vontade de Deus em suas vidas.

Então nós devemos tomar essa família como modelo para juntos pensarmos nesse elemento tão essencial que jamais deveria faltar em nossas famílias cristãs.

Talvez, nesse ponto, as três pessoas da sagrada família servem para nós como modelo, porque a família de Nazaré é uma escola de oração.

Se você pegar cada uma dessas pessoas da família, de forma individual, você verá que a vida daquela pessoa foi uma vida de profunda intimidade com Deus.

Fazendo uma reflexão geral do ambiente que eles viviam, podemos nos perguntar:

Por que devemos ter uma vida de oração?

A oração ela tem a capacidade de desenvolver no coração de cada um de nós a escuta de Deus. Quem não reza, não escuta o Senhor. O Senhor pode falar-lhe. O Senhor pode dirigir-lhe a palavra, mas quem não reza, não aprendeu a ouvir o Senhor.

Então a oração desenvolve em nós a capacidade da escuta, de ouvir o Senhor, da obediência a Palavra de Deus.

E Deus nos fala de diversos modos.

Há uma passagem bíblica que nos conta que certa vez o profeta Elias estava no monte e ele ouviu um barulho muito grande, e o texto bíblico diz assim:

“Veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava no vento.” 1 Reis 19, 11

E o texto bíblico termina dizendo:

“E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa.” 1 Reis 19, 12

E Deus ali estava. Quem reza aprende a reconhecer Deus na sua vida, desenvolve a capacidade de reconhecer a mão de Deus em todos os fatos da sua vida.

Ninguém se educa a acolher a vontade de Deus sem a pratica da oração, porque é a vida de oração que desenvolve no nosso coração humano a intimidade com o coração divino.

Então quando olhamos para a família de Nazaré, a escola de oração da Família de Nazaré, compreendemos que sem a disciplina da oração, jamais seremos discípulos fiéis e anunciadores de Jesus Cristo porque seremos apenas ouvintes, mas nunca seremos anunciadores dEle.

A oração não é um detalhe na vida de um Cristão. A Oração é uma base, é onde devemos construir a nossa vida religiosa porque é na oração que nós ouvimos a Deus e ele também nos ouve.

Várias são as passagens bíblicas que nos apresentam o caráter da oração no seio da sagrada família. Entre essas podemos citar 2 exemplos que nós encontramos.

O primeiro, narrado por São Lucas, é:

“E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresenta-lo ao Senhor.” Lc 2, 22

E que diante de Simeão, José e Maria admirados, ouviam o que se dizia a respeito dEle:

“Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo.” Lc 2, 29-32

E assim, explica São Lucas, que Maria conservava tudo aquilo que ela ouvia, em silêncio no seu coração.

São Lucas é o evangelista que nos faz conhecer o coração de Maria e nos fala da sua fé, esperança, obediência, oração, adesão ao projeto de Deus, mas também podemos observar uma outra passagem bíblica que vai nos fazer aprofundar e conhecer um pouco mais ainda da forma como vivia a Sagrada Família.

Quando Jesus estava com 12 anos, eles foram ao templo, também em Jerusalém, só que dessa vez pela ocasião da festa da Páscoa. A Sagrada Família de Nazaré estava reunida num acontecimento de oração, mas um detalhe importante que devemos observar é que São Lucas explica que todos os anos eles iam a Jerusalém pela festa da Páscoa:

“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa.” Lucas 2, 41

Essa passagem também registra as primeiras palavras de Cristo, quando lemos o evangelho, as primeiras palavras pronunciadas cronologicamente por Jesus Cristo é exatamente no templo de Jerusalém quando Ele tinha 12 anos e Ele então disse assim:

“Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” Lc 2,49

A resposta de Jesus é fruto de uma vida de intimidade com Deus, e só a oração pode produzir em cada um de nós essa intimidade com Deus.

Como se aprende a rezar?

Aprendemos a rezar dentro da nossa casa. É dentro da nossa casa que aprendemos, com o exemplo de nossos pais, a rezar. É dentro de nossa casa que começamos a aprender a rezar desde criança, é desde ali que se deve aprender a elevar a oração a Deus.

“O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos” Sl 8

Um pai e uma mãe devem ensinar ao seu filho a vida de oração desde cedo.

Apesar do evangelho não conservar nenhuma palavra pronunciada por São José, ele teve certamente uma grande influência na formação religiosa de Jesus.

E sabe por que podemos afirmar isso apesar de não estar na Sagrada Escritura?

Porque dentro da Sociedade Judaica era obrigação do pai educar os filhos meninos na vida da oração.

Era o pai que devia levar o menino na sinagoga, para que o menino aprendesse a rezar na sinagoga. E todos os sábados o pai devia levar o filho a vida de oração na sinagoga.

Então, quando nós vemos Jesus com 12 anos rezando no templo, o que nós intuímos, que Ele havia aprendido da sua casa, da sua família, de forma particular, de São José, a prática da ida a casa de oração aos sábados.

E quando chega na sua vida adulta, Jesus é para todos nós a maior referência quando falamos de oração.

Toda a vida de Jesus é plena de oração. As escrituras nos mostram isso. E Jesus se retirava para se colocar em oração em todos os momentos da sua vida, quer sejam os momentos de alegria, quer sejam os momentos de sofrimento, mesmo sendo Jesus, o filho de Deus, Ele não negligenciava a sua natureza humana, porque para Ele a oração era uma questão de prioridade e não de tempo, como muitos de nós damos como desculpa.

Oração é uma questão de prioridade, não à toa Jesus quando foi indagado pelos apóstolos como deveriam rezar ele ensinou a oração do Pai Nosso.

Então, como podemos ver, a Sagrada Família é para todos nós um ícone da Igreja doméstica, a família deve ser a primeira escola de oração de um filho.

Desde a tenra idade, uma criança deve aprender dentro da sua casa, com o exemplo dos seus pais, a entregar o coração a Deus.

Uma autêntica educação cristã não pode abrir mão da vida de oração. Os pais católicos precisam aprender que a nossa casa é a primeira igreja que existe. A nossa família é a igreja doméstica e os pais devem entender que são os primeiros catequistas de seus filhos.

Portanto, é de extrema importância que nós, como pais, redescubramos a oração diária em casal. Nós abrimos mão de tantas coisas, mas não podemos abrir mão daquilo que é essencial dentro de uma casa. Estejamos juntos no silêncio do nosso quarto em oração. Apresentemos a Deus nossas súplicas e nossos louvores em oração, e ensinemos nossos filhos a rezar. Não podemos abrir mão disso. Não podemos deixar de ensinar nossos filhos a conhecer e a amar a Deus por uma vida de oração.

Que Deus abençoe a cada um de nós e que Ele nos dê a capacidade de fazer da nossa casa um modelo ao modelo da Sagrada Família.

Qual o dia da Sagrada Família?

O dia da Sagrada Família é celebrado no domingo seguinte ao dia do Natal e deve ser visto por cada um de nós como sagrado.

Oração à Sagrada Família de Nazaré do Papa Francisco

Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.

Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.

Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica.