Nossa Senhora da Conceição: Oração e História

Nossa Senhora da Conceição

Oração a Nossa Senhora da Conceição

Santa Maria,
Rainha dos céus,
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhora do mundo,
que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;
Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado
e alcançai-me de Vosso amado Filho
o perdão de todos os meus pecados,
para que eu, que agora venero com devoção
a Vossa santa e Imaculada Conceição,
mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.
Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,
que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.
Amém.

Qual é o dia de Nossa Senhora da Conceição?

No dia 08 de dezembro a Igreja Católica celebra Nossa Senhora com o título de Imaculada Conceição. Esse título é um dos dogmas marianos que a Igreja celebra.

O que quer dizer a palavra imaculada?

“Macula” significa pecado, “i” é uma partícula negativa, imaculada significa então sem pecado.

O que quer dizer a palavra conceição?

A palavra conceição é originada da palavra concepção. A Igreja nos ensina que Nossa Senhora desde o momento da sua concepção foi preservada da mancha do pecado, uma vez que era ela a escolhida de Deus, através da qual, Jesus Cristo assumiria a nossa natureza humana, a nossa condição humana.

Qual é a história de Nossa Senhora da Conceição?

A Igreja Católica sempre teve um carinho e um respeito muito grande pela figura da mãe de Jesus.

Se aqui na terra nós somos exortados pelo quarto mandamento da lei divina, de honrar o nosso pai e nossa mãe, muito mais devemos ter essa consideração com Aquela que Deus escolheu para ser a mãe do seu filho aqui na terra.

Portanto, esse é um dos dogmas pelos quais nós vivemos a nossa devoção a Nossa Senhora.

Esse dogma foi proclamado na Igreja no ano de 1854.

Por que Maria foi concebida sem pecado?

A Igreja Católica explica através dos seus documentos, não em razão dos seus méritos próprios, mas em razão dos méritos de Jesus Cristo, que Maria haveria de ser o primeiro sacrário no mundo que haveria de receber Aquele que viria do Céu.

O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Lucas 1, 30-33

Quando celebramos Nossa Senhora da Conceição, o dogma da Imaculada Conceição, celebramos o cuidado que Deus teve com Nossa Senhora.

Certa vez o teólogo João Duns Escoto disse que Deus pode esperar você primeiro cair para depois Ele te levantar, como, por exemplo, todos nós somos atingidos pelo pecado original e  então caímos com o pecado original, mas Deus vem com o Sacramento do Batismo e nos lava, nos regenera, nos purifica e nos coloca, então, de pé outra vez.

E a outra forma, é quando Deus age antes que a pessoa caia, ele já sustenta aquela pessoa. Então, João Duns conclui: foi assim que Deus fez com Nossa Senhora da Conceição, isso é a Imaculada Conceição de Maria, Deus não permitiu que ela caísse, Deus a preservou da mancha do pecado.