Por que devo fazer a vontade de Deus?

Por que devo fazer a vontade de Deus?

A palavra de Deus nos ajuda a entender que um cristão deve cumprir em sua vida a vontade de Deus.

Em primeiro lugar, vamos definir o que significa “vontade”, vontade é uma potência que todos nós temos em nossa alma e que move o nosso querer. Vontade é um impulso que nos leva a agir, portanto, vontade é uma qualidade que Deus colocou em cada um de nós.

Mas nós não podemos nos esquecer que nós somos pessoas humanas, então, todos nós somos dotados da vontade, todos nós recebemos na obra da criação a vontade. Podemos nos lembrar muito bem que o livro do Genesis nos diz que nós fomos criados a imagem e semelhança do nosso Criador.

Ter sido criado a imagem e semelhança de Deus significa ter sido criado com a qualidade da inteligência e da vontade, e foi assim que todos nós fomos criados por Deus, foi assim que todos nós fomos feitos por Ele.

Mas nós precisamos nos lembrar de um fato importante para compreender a vontade em nossa vida humana: nós somos marcados pelo pecado, o pecado original nos atingiu, nos marcou, e por nós sermos marcados pelo pecado original, nós precisamos também tomar cuidado, porque a nossa vontade é fraca e débil.

Quantas vezes nós falamos para Deus que iríamos melhorar em determinada coisa e não melhoramos? Sabe porquê? Porque a nossa vontade é fraca.

Quantas vezes nós dizemos para Deus que iríamos rezar todos os dias e tão cedo nós já estávamos sem rezar?

É porque a nossa vontade é frágil, nossa vontade é marcada pelo pecado original e, uma vez debilitada pelo pecado original, nós não conseguimos cumprir exatamente aquilo que nós deveríamos cumprir.

Nós somos chamados a aprender a fazer a vontade de Deus. A nossa vontade nem sempre corresponde da maneira correta, a nossa vontade humana nem sempre é submissa a Deus como deveria ser, mas podemos ouvir uma palavra do Nosso Senhor Jesus Cristo onde Ele nos diz: “Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade dAquele que me enviou.” João 6, 38

Então nós poderíamos dizer: “foi para isso que nós fomos criados”. Nós fomos criados como filhos de Deus, como criaturas elevadas a condição de filho de Deus, então, todos nós temos dentro de nós a capacidade de ouvir o que Deus nos fala.

As vezes somos rebeldes, as vezes não ouvimos, as vezes sabe o que nós somos? Orgulhosos. Sabe qual foi verdadeiramente o pecado de Adão e Eva? Orgulho. Esse foi o pecado de Adão e Eva. E sabe qual foi o motivo do meu e do seu pecado? Orgulho.

As vezes parece que o homem diz pra Deus que Ele não precisa dizer o que nós devemos fazer, nós vamos fazer o que nós quisermos, do jeito que nós quisermos.

Jesus que é Jesus, Ele diz: “Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade dAquele que me enviou.” João 6, 38

Não sejamos rebeldes com o Senhor. Inclinemo-nos a Deus. Deixemo-nos Deus orientar a nossa vida.

Não sejamos como um adolescente. Tem pai e mãe que as vezes reclama dizendo que o filho está muito rebelde. O adolescente é muito rebelde, se diz uma coisa, faz outra. Só que na vida espiritual fazemos a mesma coisa com Deus. Deus nos fala uma coisa, teimosamente, nós queremos fazer outra.

Deus nos orienta uma coisa e, teimosamente, nós não queremos seguir a Palavra de Deus.

Jesus é o modelo de cada um de nós. Ele cumpre plenamente a vontade de Deus e, porque cumpre a vontade de Deus, salva a humanidade inteira.

Nós queremos entrar na salvação dEle, então sejamos obedientes a Deus, ouçamos qual é a vontade dEle, deixemos a vontade de Deus orientar os nossos passos, para que vivamos como Ele nos pediu.

Assim Deus nos abençoe, assim Deus nos guarde.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.