O que é o Sagrado Coração de Jesus?

O que é o Sagrado Coração de Jesus

Veja também:

O Sagrado Coração de Jesus é uma solenidade da Igreja Católica riquíssima de significados e simbologias.

Todos nós sabemos que o coração é símbolo que nós usamos para nos referir ao amor, nós fomos amados por Deus a ponto do Filho de Deus dar a vida na cruz e morrer pelos nossos pecados.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma celebração do amor, nós estamos celebrando o amor de Deus que foi derramado sobre todo homem e toda mulher, e que está disposto a perdoar todo homem e toda mulher, desde que estejam arrependidos de sua falta.

Na liturgia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus podemos observar que está centrada exatamente no amor de Deus, no mistério do Deus que é santo, perfeito e que ama aquele que é pecador e imperfeito.

Então, a liturgia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos chama a contemplar a misericórdia de Deus, o amor de Deus, que é um amor sem medidas, tão diferente do nosso amor humano.

No livro do profeta Oséias, Deus nos diz: “Eu sou Deus, não um ser humano” Os 11,9 . De fato Deus não é como homem, o nosso amor humano tão cheio de falhas que escolhe “esse” e despreza “aquele”, que acolhe quem lhe acolhe muito bem mas que já não trata da mesma maneira quem lhe trata mal, esse amor humano é cheio de imperfeições, mas o que nós celebramos na solenidade do Sagrado Coração de Jesus é o amor perfeito, o amor que não abre mão de nenhum de nós.

Então, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus nós comtemplamos essa misericórdia divina, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem a sua origem na própria Sagrada Escritura e é bom nós observarmos isso porque as devoções da Igreja brotam daquilo que foi a vida da igreja, da vida eclesial de nossas comunidades em todo tempo da história.

Então, a celebração da solenidade do Sagrado Coração de Jesus tem uma razão, inclusive, bíblica. O evangelho da liturgia desta celebração nos fala exatamente que a lança transpassa o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Foi o Sagrado Coração de Jesus que nos amou, foi o Senhor que nos amou com toda a sua força, com toda sua misericórdia, assim, vão dizer as palavras de Jesus Cristo na revelação que Ele fez a Santa Margarida Maria Alacoque, vejam o que diz Jesus: “Esse coração que tanto tem amado os homens não recebe da maior parte se não ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças.”

Nós ainda não alcançamos a grandiosidade do amor de Deus por nós. Nós ainda raciocinamos com a nossa lógica humana e queremos colocar a nossa lógica humana nas ações de Deus. Deus vai muito mais além que aquilo que, no nosso raciocínio, tentamos entender do amor de Deus, mas o amor de Deus é muito mais.

Quando nós celebramos o Sagrado Coração de Jesus nós também somos chamados a olhar para o nosso coração. Nós comtemplamos o coração misericordioso do Senhor que tanto nos amou e, ao olhar para esse coração que tanto nos amou, somos chamados a olhar para o nosso próprio coração, porque o coração é o lugar das decisões, é no coração que nós decidimos fazer o bem ou o mal, seguir a Deus ou deixá-Lo, perdoar uma ofensa sofrida ou nos amargurar com aquela ofensa sofrida.

Portanto, o coração é o lugar onde nós agradamos ou não a Deus.

Certa vez, Jesus numa cidadezinha chamada Cesareia de Felipe, fez uma pergunta aos seus discípulos dizendo: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Mt 16, 13 , ou seja, Ele perguntava a respeito dEle, e, no final desse diálogo, Pedro muito agradou a Jesus porque lhe deu uma resposta que veio da sua fé, do seu coração, e Pedro respondeu para Ele: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Mt 16, 16.

Portanto, é do nosso coração que brotam os nossos atos fundamentais para com Deus, a nossa e nosso amor para com o Senhor.

Durante a vida pública de Nosso Senhor Jesus Cristo para pregar o evangelho, Ele lançou mão daquilo que nós chamamos de parábolas, Jesus para pregar o evangelho e anunciar o Reino diversas vezes lançou mão de parábolas.

Podemos trazer uma dessas parábolas, já que nós falamos do coração, porque dentre essas parábolas Jesus nos contou uma parábola que é chamada de a Parábola do Semeador, nesta parábola Jesus diz que o semeador lançou a semente em diversos terrenos: terreno pedregoso, terreno espinhoso e terreno de terra boa.

Podemos observar que quando lemos o evangelho da Parábola do Semeador, dá para compreender que a qualidade da semente foi exatamente a mesma lançada em todos os terrenos, o que era diferente era o terreno, cada terreno recebeu a semente de maneira diferente.

No terreno pedregoso a semente nasceu, mas logo morreu, no terreno espinhoso a semente nasceu, mas foi sufocada pelos espinhos e no bom terreno a semente deu frutos de vida eterna.

Nós podemos nos perguntar: que semente era aquela e que terreno era aquele?

A semente é a Palavra de Deus e o terreno é o nosso coração humano.

Há cerca de dois mil anos Jesus veio a terra, anunciou o Seu evangelho, mas a mensagem de Deus não caduca, a mensagem de Deus não envelhece, não passa, é sempre nova, atual, então também ela vale para os homens de hoje.

Por isso, aquela mesma pergunta que Ele havia feito aos discípulos, Ele também faz a cada um de nós: ” Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” e depois há de perguntar a cada um de nós “E vós, quem dizeis que eu sou?” Mt 16, 15

A nossa resposta não agradará a Deus se ela não brotar do nosso coração.

Não adiantará responder com os lábios, se o coração estiver longe do Senhor e não adiantará responder apenas um dia, se não responder a vida inteira.

Peçamos ao senhor, Ele que tanto nos ama, que nos ensine a amar como somos amados, a perdoar como somos perdoados.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Amém.