O que é santidade? Como vivê-la nos dias de hoje?

O que é santidade? Como vivê-la nos dias de hoje?

Veja também:

Santidade é aquilo que nós precisamos viver na nossa vida, é aquilo que nós precisamos exercer na nossa vida, para fazer cumprir em nós o convite que Deus nos faz.

São muitas as definições acerca da santidade que nós temos, mas todas essas múltiplas definições que nós temos elas se completam, trazendo elementos que estão em comum.

Vamos citar aqui apenas 4 elementos:

O 1º elemento que define a Santidade: Viver unido a Deus

Santidade é viver cada vez mais unido a Deus. Se você quiser saber se você está no caminho da santidade, é só você olhar pra sua vida. Você tem vivido unido a Deus?

Você tem feito de Deus o caminho da sua vida? Você tem feito da palavra de Deus a orientação dos Seus passos? A Sua palavra é a luz que você usa na sua vida ou você se orienta por outros? Quem é o caminho da sua vida?

Quem é Aquele que te conduz a cada dia? Portanto, viva cada vez mais mergulhado em Deus, se entregue a Deus.

O 2º elemento que define a Santidade: Seu esforço diário para configurar a sua vida à vida de Cristo

O que significa configurar a sua vida à vida de Cristo? Buscar viver como Jesus viveu. Perdoar como Jesus perdoou, amar como Jesus amou.

O ideal é grande e Deus nos chama para as coisas do alto, não para as coisas da terra e é por isso que devemos configurar nossa vida à Cristo. São Paulo nos diz “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” (Filipenses 2, 5) para que nós possamos dizer “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2, 20).

O 3º elemento que define a Santidade: Viver na Caridade

Caridade é exercitar o amor de Deus em nossa vida.

Você sabe qual é a definição de Caridade?

Caridade é amar o meu semelhante como eu sou amado por Deus. Quando definimos caridade por amor, nós devemos entender que amor no sentido cristão é o sentido da caridade.

Eu devo amar o meu semelhante da mesma forma que Deus me ama. Isso é um caminho para santidade. É assim que vamos ser santos.

Santidade não é pagar o mal com o mal. Deus quer olhar para nós e encontrar coisas boas no nosso coração. Deus não quer olhar para nós e encontrar ódio, rancor, ressentimento, isso não é o caminho do céu.

O 4º elemento que define a Santidade: Conformar a Nossa Vida a Vontade Divina

A vontade divina que deve prevalecer e não a nossa. Se você quiser ser santo, e queira, aprenda a fazer a vontade de Deus.

Na oração do Pai Nosso nós dizemos para Deus “seja feita a Vossa vontade”, então a santidade exige de nós cumprir a vontade de Deus, é isso que está na sagrada escritura, onde Jesus nos diz: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e levar a termo a sua obra.” (João 4, 34)

Onde fala sobre santidade na Bíblia?

A diversas passagens na Bíblia onde encontramos a manifestação da vontade de Deus para que sejamos santos, dentre essas podemos citar:

No antigo testamento nós encontramos: “Santificai-vos e sede santos, porque eu sou o Senhor vosso Deus. Guardai as minhas leis e ponde-as em prática. Eu sou o Senhor que vos santifica.” (Levítico 20, 7-8)

Também encontramos no novo testamento aonde o próprio Jesus nos diz: ”Sede, portanto, santos como o vosso Pai celeste é santo.”(Mateus 5, 48)

E ainda nas cartas de São Paulo quando ele vai dizer qual é a vontade que Deus tem para cada um dos seus filhos, Paulo diz assim: “A vontade de Deus é que sejais santos”(1 Tessalonicenses 4, 3) e “Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” (1 Tessalonicenses 4, 7).

Como é possível viver a santidade nos dias de hoje?

Há muitos caminhos que podem nos ajudar a viver a santidade nos dias de hoje, mas podemos citar 3 caminhos:

1º caminho para viver a santidade: Vida de Oração

Não negligencie a vida de oração. Não troque a intimidade com Deus por outra coisa e nem arrume argumentos como “não tenho tempo”, “tô cansado”, “minha vida é corrida”, não faça isso.

Reze, faça o tempo de Deus na sua vida, faça instantes para estar com Deus, para dialogar com ele, para abrir seu coração a Ele, fale a Ele e deixa Ele também lhe falar, a vida de oração é um dos caminhos fundamentais para se viver a santidade.

A oração nos ensina a se relacionar com Deus, a amar e obedecê-Lo. Nós não rezamos para que Deus faça a nossa vontade, e sim para aprender a fazer a vontade de Deus, para termos um coração dócil e aprendermos a obedecer ao Senhor.

2º caminho para viver a santidade: Faça Uso dos Sacramentos

O sacramento da confissão e o sacramento da eucaristia são extremamente importantes para se viver a santidade.

Não fique sem comungar, a não ser que você esteja impedido pelo pecado, mas caso você esteja impedido, procure a confissão, pois você precisa do alimento que alimenta seu espírito, sua alma.

Com esses dois sacramentos nossos pecados são perdoados e a alimenta em nós a “graça santificante”, a graça para lutar contra o pecado.

3º caminho para viver a santidade: Cumpra seu dever de estado com fidelidade

Cumpra com fidelidade o seu dever de estado junto a sua família, no seu trabalho, com seus amigos, seja uma pessoa santa. Não dê permissão para caminhos errados te levarem ao pecado, não deixe o céu para trás.

Nós somos chamados a uma vida de santidade que cada um de nós na sua luta devemos perseverar para alcançarmos o céu.

Tenhamos como heróis aqueles que seguiram o caminho de Jesus, aqueles que fizeram de Jesus o caminho de suas vidas, que foram declarados pela Igreja como santos: São Pedro, São Francisco, São Benedito, Santa Terezinha, Santa Gianna e tantos e tantos santos que nós celebramos dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica e dentre todos esses, o grande modelo é Nossa Senhora, Maria Santíssima, ela é o modelo mais seguro, mais rápido e mais perfeito para chegar a Deus.


2 comentários em “O que é santidade? Como vivê-la nos dias de hoje?”

  1. "Doca" Pereira / Agudos SP

    Meu Deus abençoe proteja guarde ilumine a saúde dele Jesus Cristo de mais uma vez dele voltar a andar de livramento dele ficar paralítico em uma cadeira de rodas, liberte livre salve Jesus Cristo e Maria misericórdia compaixão piedade Justiça Jesus Cristo de Nazaré Amém de alegrias felicidades prosperidades conquistas vitórias realizações de bençãos sem medidas para sua saúde guardando protegendo em Ti Jesus Cristo em ti santa Terezinha de a Tua paz faça justiça em sua vida faça milagres acontecer em sua vida Jesus Cristo de vigor revigorando fortificando fortalecendo a sua saúde que seja fértil em Ti Jesus em ti santa Terezinha que Ele leve uma vida saudável feliz próspera em Ti Jesus em ti santa Terezinha guie-o para as veredas da justiça de bom ânimo de esperanças de dias melhores em sua vida de fé inabalável para que Ele tenha comunhão com a Tua palavra em sua mente em seus lábios em seu coração para com dignidade anunciar proclamar contemplar a Tua Santa palavra que edifica enobrece a sua vida Jesus Cristo de Nazaré Amém Amém Efata Efata Efata Jesus Cristo de Nazaré Amém Em Nome do Pai do Filho do Espírito Santo Amém assim seja Graças Glórias a Deus e a Jesus

  2. Leandro Capucho de Souza

    Eu clamo a Jesus,sou muito vaidoso e orgulhoso,que eu consiga reconhecer com clareza,que a verdadeira riqueza está em viver a santidade e não em conquistar glórias,eu até sei discernir oque é mais importante,mas preocupo muito com carreira e sucesso,que Jesus me liberte dessa mente presunçosa,rezem por mim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *