Veja também:
“Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: ‘Está escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões’.” Lucas 19, 45-46
O templo é a casa de Deus. É o local onde de forma muito especial e particular nós nos encontramos com o Senhor, um local de intimidade entre o coração humano e o coração divino. O templo é um lugar sagrado, é um lugar dedicado a Deus, por isso nós ouvimos falar nas chamadas dedicações das igrejas.
Se formos olhar para a nossa vida, há vários elementos que também são sagrados ou que deveriam ser sagrados. A sua família deve ser um ambiente sagrado. A sua vida deve ser uma vida consagrada a Deus, mas existe um aspecto principal que foi o dia em que nós fomos batizados.
O que é ser templo do Espírito Santo?
No dia em que nós recebemos o batismo, assim como um templo é consagrado a Deus, pelo batismo o nosso “templo” é consagrado a Deus. O nosso corpo também passou a pertencer ao Senhor e que, pela graça de Deus, nos tornamos também templo do Espírito Santo.
Portanto, quando nós passamos pelo sacramento do Batismo, assim como se faz num rito de dedicação de uma igreja para consagrar a Igreja a Deus, pelo Batismo nós também somos entregues à Ele.
O que é ser uma pessoa consagrada?
Para entendermos o que é ser uma pessoa consagrada devemos primeiramente entender qual o significado da palavra consagrado. A palavra Consagrado significa aquilo que é tirado do meio e é entregue a Deus. Todos nós quando fomos batizamos fomos entregues a Deus, fomos colocados nas mãos de Deus.
E para mantermos nossa vida em comunhão com o Senhor, precisamos expulsar de nossas vidas tudo aqui que não se concilia com Deus.
E como fazemos isso?
Não deixando entrar em nós muitas coisas ruins. Não devemos permitir que habite em nossos corações sentimentos ruins, antipatias, …, para não alimentarmos dentro de nós aquilo que não condiz com o templo que é consagrado a Deus.
Assim como Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendilhões, Ele também quer fazer isso conosco. Jesus quer expulsar do nosso coração aquilo que não condiz com a nossa vida de fé, com o ato de ser consagrado a Deus, com a santidade.
Nosso coração precisa ser uma casa de oração, assim como o Templo é a casa de Deus e a Casa de Deus é uma casa de oração, logo, casa de oração denota a intimidade que devemos e precisamos ter com Deus.
E a forma que vamos do nosso coração ser uma casa de oração é não permitindo que a impureza habite o nosso coração. Devemos permitir que Jesus entre em nós e expulse do nosso coração tudo aquilo que não é bom.
Deixemos Jesus fazer valer na nossa vida aquilo que todos nós aqui somos: filhos de Deus e templo do Espírito Santo. Que isso possa resplandecer na nossa vida e se mostrar ao mundo porque nós somos filhos de Deus.
O que é dedicar uma Igreja?
Quando ouvimos falar nas chamadas dedicações das igrejas, é exatamente porque ela é consagrada a Deus, ela é entregue a Deus.
O cardeal Dom Orani Tempesta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nos ensina que o ato de dedicar algo ao Senhor possui suas raízes mais profundas no Antigo Testamento. No Antigo Testamento encontramos a dedicação de alguns altares (Nm 7, 10-11. 84. 88), de casas (Dt 20,5) e sobretudo, as diversas e sucessivas dedicações do Templo do Senhor realizadas por Salomão (1Rs 8, 1-66), Esdras (Esd 6, 15-18) e Judas Macabeus (1Mc 4, 36-59). Era uma festa de grande importância para o povo judeu, pois lhes recordava que o Templo onde realizavam suas orações era a casa do Senhor, a morada de Deus no meio deles. Esta festa também os recordava a sua dignidade de povo escolhido pelo Senhor e o seu dever de ser-lhe fiel.