O que é o dia de Pentecostes?

O que é o dia de Pentecostes

A celebração do dia de Pentecostes está intimamente ligada a obra da redenção realizada por Jesus Cristo, ou seja, o domingo de Pentecostes está intimamente ligado ao domingo da Páscoa, exatamente porque o fruto da redenção de Jesus é a vinda do Espírito Santo.

A Igreja Católica quando celebra o dia de Pentecostes, encerra com esta celebração o período da Páscoa.

No entanto, a origem desta festa, com esse nome que nós costumamos utilizar, está no antigo testamento. O nome Pentecostes já era utilizado no antigo testamento.

O que era a festa de Pentecostes no antigo testamento?

Primeiro, nós devemos tomar conhecimento de que a palavra Pentecostes vem de “cinquenta dias”, então, era uma festa que marcava o início da colheita em Israel.

O povo de Israel era um povo que trabalhava cuidando do seu rebanho e cuidando de suas plantações, e a festa da colheita era uma festa que começava exatamente cinquenta dias após a Páscoa do antigo testamento.

Quando eles celebravam a Páscoa do antigo testamento, cinquenta dias depois essa festa recebia dois nomes: era conhecida como Festa de Pentecostes ou como Festa da Colheita.

Cinquenta dias depois da Páscoa eles iniciavam a colheita, era a alegria dar início a colheita, recolher aquilo que durante um tempo eles haviam cultivado, haviam preparado a terra e que, portanto, agora se alegravam por realizar aquela colheita.

É por isso que essa festa de Pentecostes passou a ser conhecida com esses dois nomes.

Se formos observar, perceberemos que em Deus nada se perde, nenhuma coisa é dita por acaso, nunca iremos encontrar algo na Sagrada Escritura que não tenha uma razão de ser, um fundamento, uma lógica, a mão de Deus ali atuando e nos indicando uma realidade espiritual.

O que aconteceu no dia de Pentecostes?

Naquele mesmo ano em que Nosso Senhor Jesus Cristo morre na cruz e celebra a sua Páscoa, cinquenta dias depois da Páscoa, que agora não era mais a Páscoa do antigo testamento, mas sim a Páscoa do Novo Testamento, a promessa que Jesus havia feito se realiza: “Como o Pai me enviou também eu vos envio. Recebei o Espírito Santo” Jo 20, 21-22

Então, vejamos bem, a festa que era do Antigo Testamento passou a ser uma festa do Novo Testamento e os dois nomes que eram utilizados para essa festa cabem perfeitamente para o que aconteceu no Novo Testamento.

Tanto o nome Pentecostes quanto o nome Festa da Colheita cabem para a celebração do dia de Pentecostes.

Pentecostes significa cinquenta dias e é exatamente isso, porque cinquenta dias após a ressurreição do Senhor o Espírito Santo é derramado sobre a Igreja e vai fortalecer os apóstolos e todos aqueles que creem no Senhor, que forem batizados no seu nome, ungidos com o Espírito Santo para serem testemunhas do Senhor até os confins da terra.

O nome Festa da Colheita também cabe perfeitamente para o que nós celebramos no dia de Pentecostes.

A Igreja tem a missão de levar à humanidade a Palavra de Deus, missão de lançar a Sua palavra para colher os frutos da conversão.

A colheita do Novo Testamento não é mais uma colheita de frutos da terra, mas é uma colheita do Novo Pentecostes, é a colheita de corações humanos para Deus.

Como podemos ver, a festa de Pentecostes ganha um novo significado.

Pentecostes é para todos nós a festa do amor de Deus que simboliza o ardor do testemunho daqueles que creem em Jesus, como fez São Pedro.

Pentecostes é a festa da conversão porque após receber o dom do Espírito Santo, São Pedro e os outros apóstolos pregam a multidão que estava na cidade e, naquele dia, o livro dos Atos dos Apóstolos vai nos dizer que três mil pessoas se converteram e abraçaram a fé.

A festa de Pentecostes é a festa do amor, o Pai que ama o Filho, o Filho que ama o Pai e o amor que é gerado de ambos é o Espírito Santo. Por isso, São João, numa das suas cartas nos define: “Deus é amor.” 1 João 4, 8.

Por isso os maiores mandamentos da Lei de Deus não poderiam ser outros a não ser amar, amar a Deus sobre todas as coisas e amar o nosso semelhante como a nós mesmos.

Pentecostes é a festa da unidade, pois a a obra do Espírito Santo é não deixar ninguém de fora, todos estão incluídos na lógica do amor de Deus.

O Espírito Santo vem para banir as discórdias, brigas, rivalidades, ciúmes, … Só pertence ao Espírito Santo quem une e não quem dispersa, quem perdoa e não quem alimenta desforra.

Por fim, Pentecostes é a festa do ressuscitado, é a festa do cordeiro Pascal, como nos ensina o evangelho do Cristo ressuscitado que procede o sopro do Espírito Santo: “Jesus soprou sobre eles e falou: recebei o Espírito Santo” Jo 20, 22.

O hálito do Cristo ressuscitado sobre os apóstolos é dom de paz, é sopro de vida, é remédio contra o pecado. Que este sopro, que modifica tudo por onde passa, sopre também sobre o coração de cada um de nós.

Mandai Senhor, para longe de nós, tudo o que é mau, sopra para longe de nós os pensamentos ruins, os sentimentos egoístas, as maldades e as tentações. E, sopra, Senhor, sobre nós, sopra sobre a Tua Igreja, os Teus dons, o Teu amor, a Tua santidade.

Cheios de fé, peçamos a Deus que Ele derrame abundantemente sobre nós, sobre nossa família, sobre o nosso trabalho, sobre a nossa vida, sobre a sua Igreja, o Espírito do amor, para que sustentados por essa grande graça, todos nós, por toda a nossa vida, possamos proclamar que Jesus Cristo é o Senhor.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.