O que é a Santíssima Trindade?

O que é a Santíssima Trindade?

Todos nós aprendemos, quando fazemos a catequese, que a Santíssima Trindade é o mistério de um só Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Aprendemos também que é o mistério do Deus eterno, ou seja, dAquele que não tem começo e que não tem fim.

A pessoa humana é diferente, nós temos começo, mas nós não teremos mais fim. Deus não, Deus é desde sempre e para sempre, Deus é eterno.

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central de tudo aquilo que nós celebramos na nossa vida religiosa.

Há muitos outros mistérios em nossa vida religiosa, os dogmas marianos por exemplo, mas, enfim, nós temos muitos outros temas que gravitam em torno do mistério da Santíssima Trindade que é o tema central.

O mistério da Santíssima Trindade é o centro da nossa vida de . Toda a vida da Igreja é impregnada por esse mistério, talvez muitos de nós nem se quer percebamos isso, mas todos os dias nós nos dirigimos a Santíssima Trindade.

Na verdade, o mistério da Santíssima Trindade é o ponto de partida de toda verdade revelada. Tudo aquilo que foi revelado desde a época de Abraão até a plenitude da revelação que acontece em Jesus Cristo, em tudo aquilo perpassa o mistério da Santíssima Trindade.

Quem nos revela a intimidade desse mistério trinitário é Jesus Cristo, nós só podemos falar a respeito da Santíssima Trindade porque Jesus nos revelou o mistério da Santíssima Trindade, foi Ele que nos deu a conhecer esse mistério, foi ele que nos deu a conhecer de forma clara a pessoa do Pai, a sua própria pessoa que é o Filho e a pessoa do Espírito Santo.

Se nós nos lembramos bem, na Sagrada Escritura nós temos diversas revelações feitas por Jesus: “Ninguém conhece o Pai, senão o Filho” Mt 11, 27, “Eu e o Pai somos um” Jo 10, 30, “Quem me viu, tem visto o Pai” Jo 14, 9, “o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome” Jo 14, 26. Portanto, quem nos revela esse mistério é o Senhor Jesus.

E por esse mistério ser o mistério central da vida da Igreja, a Santíssima Trindade é continuamente invocada sobre nós, todos os dias e, particularmente, na liturgia de nossas missas.

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo

Nós podemos olhar isso na nossa vida diária, quando nós acordamos pela manhã e fazemos a nossa oração matinal, a primeira palavra que nós pronunciamos é “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, e começamos a nossa oração, e da mesma forma é assim terminamos a nossa oração diária.

Se nós tomamos parte na missa, como que a missa começa e termina? Da mesma maneira. Ou ainda, se nós pudermos nos lembrar, o nosso batismo foi exatamente realizado assim, um padre passou pela nossa vida e, ao passar pela nossa vida, no dia do nosso batismo ele pronunciou o nosso nome e derramando a água sobre nós ele disse: “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

É também no nome da Santíssima Trindade que os nossos pecados são perdoados. Na oração que um sacerdote faz no atendimento de uma confissão, essa oração termina exatamente dizendo: “Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

Então, conforme nós podemos ver, o mistério da Santíssima Trindade é exatamente esse mistério central da nossa vida religiosa e a todo momento a Santíssima Trindade é invocada sobre nós.

Mas nós podemos destacar mais um elemento, porque nós somos criaturas, e sendo criaturas nós temos uma criatura em particular que é Nossa Senhora, que se colocou inteiramente nas mãos da Santíssima Trindade e, também nas nossas devoções, nós nos dirigimos a Santíssima Trindade, como por exemplo na Oração do Terço, quando rezamos o Terço nós dizemos que Nossa Senhora é a filha do Pai, é a Mãe de Deus Filho e é a esposa do Espírito Santo.

Tudo isso nos ajuda a entender que quer seja na oração litúrgica, quer seja na nossa oração diária, quer sejam nas nossas devoções marianas ou não, mas em todas elas, a Santíssima Trindade é invocada sobre todos nós.

Mas podemos crer que todos nós aqui deveríamos fazer uma pergunta para a nossa vida religiosa, para nossa vida espiritual, todos nós deveríamos nos perguntar porque Deus se revela?

Por que a Santíssima Trindade nos foi revelada por Jesus Cristo?

Nenhum fato religioso acontece sem que ele tenha um significado, sem tenha um motivo, um sentido. Então podemos nos questionar porque Jesus nos revelou o Pai? Porque que Jesus se revela a Ele próprio, “Eu e o Pai somos um”? Porque que Jesus nos revela o Espírito Santo? Enfim, por que que a Santíssima Trindade se revela ao homem? Se Deus é santo, se Deus é perfeito, se Deus é pleno e o homem é tão incompleto, imperfeito e pecador, porque Aquele que é perfeito quer se revelar aquele que é imperfeito?

O motivo da revelação está explicado em diversos momentos da Sagrada Escritura mas, particularmente, nas expressões de Jesus Cristo, naquilo que a gente chama de vida pública de Jesus Cristo, nas palavras e no comportamento do Senhor.

Em diversos momentos Jesus deixou extremamente claro que a revelação tem como finalidade a salvação do homem. Vejam que interessante, Deus que é santo, Deus que é perfeito, Ele se revela ao homem que é pecador e que é imperfeito, mas Ele faz isso por amor.

Vejam como Deus nos ama, fomos nós que ofendemos a Deus, mas é Ele que desce do Céu para vir abraçar o pecador, é Ele que vem oferecer a vida na cruz para perdoar os nossos pecados.

Então nós podemos dizer que só há uma explicação porque Deus se revela, porque Ele nos ama e quer o bem de cada um de nós, porque Ele deseja a salvação eterna de todo homem e de toda mulher, ou seja, a plena revelação feita por Jesus Cristo tem como finalidade a salvação do homem.

Deus se revela para levar o homem para Ele, pois numa revelação nós temos naturalmente dois dialogantes, nós temos naturalmente de um lado Aquele que se revela e aquele a quem é revelado, neste caso os dialogantes são Deus e o homem, Deus que se revela e o homem a quem Deus se revela.

Diante dessa revelação o que será que Deus espera de nós? Deus se revela, Deus desce do céu, Deus vem ao encontro do homem, Deus entrega a vida na cruz, o que Ele espera de nós?

Nós podemos lembrar uma outra passagem bíblica onde Jesus nos dizia o seguinte: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim” Jo 15, 4

Jesus falava que quem dEle se afastar será como ramo separado da videira, que seca, morre, não produz nada.

A videira é Jesus e o ramo somos nós, e nós sem Deus, fora de Deus, sem a graça de Deus, sem a benção de Deus, não somos nada.

Sem Deus, a força do nosso braço não basta sem a benção de Deus, sem a graça de Deus em nossa vida, sem o consolo de Deus, sem a misericórdia divina.

Então, o que Deus espera quando se revela a nós?

Deus espera uma resposta do homem.

E qual é a resposta que nós somos chamados a dar a Deus?

É uma resposta de fé, é essa resposta que Deus espera de nós.

É claro que não é só o ato de crer, fé é mais ainda do que o ato de crer, Deus espera que o homem, pela fé, confie nEle, se entregue a Ele, a fé é a resposta do filho que se entrega ao Pai, a fé é a atitude do filho que se lança nos braços do Pai.

Então, como podemos ver, a união entre o homem e Deus não se dá por força de uma lei, a união entre o homem e Deus se dá pela virtude da fé. É a fé que o nosso coração deve responder a Deus.

Por isso, tão acertadamente, nós encontramos na carta que foi escrita aos Hebreus a seguinte expressão: “Sem a fé é impossível agradar a Deus” Hb 11, 6

Portanto, para responder a Deus, celebrar o mistério da Santíssima Trindade, colher a mensagem salvífica de Jesus Cristo, tomar parte no reino de Deus a que Ele nos convida, nós precisamos da fé.

O que celebramos na solenidade da Santíssima Trindade é muito mais para experimentar pela nossa vida religiosa, experimentar com o nosso coração, colher com a nossa fé, do que para entender com a nossa lógica humana. Feliz do homem e da mulher que tem fé e que se confia nos braços de Deus.

Deus nos abençoe e nos dê celebrar o mistério central de nossa vida religiosa, o nosso modelo aqui é Nossa Senhora, como ela se colocou nos braços da Santíssima Trindade, nós declaramos que ela é filha de Deus Pai, mãe de Deus Filho e esposa do Espírito Santo.

Tomara que todos nós nos joguemos também nos braços da Santíssima Trindade para que ao fim dessa vida terrena, aquela revelação de Deus se concretize na nossa vida no encontro definitivo no céu.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.