O que quer dizer a palavra Evangelho?

O que quer dizer a palavra Evangelho

A palavra Evangelho é uma palavra de origem grega que significa uma boa notícia, uma boa nova.

E que boa notícia é essa? Que boa nova é essa?

É a notícia da salvação! É a notícia que Jesus Cristo vem trazer de que a vontade do Pai é que todo homem e toda mulher se salve. Essa é a boa nova.

Havia uma mentalidade no povo de Israel que eles imaginavam que a boa notícia era apenas para o povo judeu, a salvação era destinada apenas para o povo judeu e não deveria ser dada a outras pessoas porque os outros eram chamados de pagãos.

Hoje nós chamamos de pagão quem não é batizado e, a pessoa uma vez batizada, se torna cristã.

Mas os judeus não diziam isso, eles pensavam que pagão era todo aquele que não fizesse parte do povo judeu, esse era pagão, eles então imaginavam que a salvação de Deus era apenas para o povo judeu.

Uma das grandes características do evangelho pregado por Jesus Cristo é o que se chama de universalidade do evangelho.

Jesus quando estava na sinagoga, e sinagoga era um lugar de oração, até hoje existem sinagogas em Israel e fora de Israel, Jesus começa a pregar e nos dá dois exemplos da universalidade da salvação.

No primeiro exemplo que ele vai dar, ele vai dizer: “No tempo do profeta Elias, quando não choveu durante 3 anos e 6 meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.” Lucas 4, 25-26. A Sidônia era fora de Israel, a viúva era, portanto, uma pagã, e o profeta vai até essa mulher.

E no segundo exemplo temos: “E no tempo de profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio.” Lucas 4, 27. Naamã, que também era pagão, pois era sírio, foi curado da sua lepra, porque aquele homem de Deus intercedeu em favor de Naamã.

Nesse mesmo evangelho acima, conta que as pessoas que estavam ouvindo-o na sinagoga ficaram furiosas e o expulsaram da cidade. Só que aquilo que Jesus estava pregando é exatamente a essência do seu evangelho, é exatamente a vontade do Pai, que todo homem e toda mulher conheça a verdade e se salve.

As vezes nós encontramos pessoas que pensam ainda assim, acreditando que só quem tem direito somo nós que frequentamos a Igreja há muito tempo, mas a salvação é para todos. Deus oferece a salvação para todos. Deus não oferece a salvação para um ou para outro, mas Deus escancara a porta da vida eterna para todo homem e toda mulher que corresponda ao projeto de Deus.

Então, se a pessoa que corresponde ao projeto de Deus é judeu, a salvação é oferecida. Se for pagão, a salvação também é oferecida. O fato é que nós também entramos nessa história por causa da universalidade. Entramos nessa história exatamente porque Jesus veio abrir a porta da salvação para todos.

É claro que a salvação tem duas vias: de um lado é Deus que vai ao encontro do homem, de outro lado é o homem que abre a porta do coração para Deus.

Tomara que o Senhor sempre nos encontre com a porta do coração aberta para acolher a sua mensagem de salvação.