Por que Jesus Cristo foi condenado à crucificação?

Por que Jesus Cristo foi condenado à crucificação?

Há vários motivos que podemos apresentar para serem motivos indicativos da crucificação de Jesus.

Jesus é crucificado porque fazia milagres em dia de sábado, acolhia os pecadores, fazia refeição na casa dos pecadores, entre tanto outros vários motivos, mas o motivo principal, o motivo central pelo qual Jesus é perseguido, é porque Jesus se declara filho de Deus.

No evangelho, segundo João, reporta exatamente esse motivo, o evangelho diz: “os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: ‘Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?’ Os judeus responderam: ‘Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!’” João 10, 31-33

Podemos lembrar outros dois outros evangelhos que vão nos ajudar nesta compreensão.

Certa vez Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas que eu sou?”, e eles responderam: “Uns dizem João Batista; outros, Elias; outros ainda, um dos profetas”.  Mateus 16, 13-14

Jesus então perguntou: “E para vocês, quem é que eu sou?”. Mateus 16, 15

Jamais alguém pode dizer a respeito de Jesus se não for pela . Jamais alguém pode dizer quem é Jesus, quem é Aquele que ali está se essa pessoa não O conhece, não experimenta, não vive no seu coração a relação com Jesus Cristo.

Então, Pedro, diante daquela pergunta, respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Mateus 16, 16

Jesus então elogia a resposta de Pedro e vai dizer para ele: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.” Mateus 16,17

Um outro evangelho que podemos recordar, é quando Jesus estava caminhando pelas cidades, e Ele voltou a sua cidade Nazaré, se pôs a ensinar na sinagoga, mas o evangelho nos conta que Jesus não pode fazer muitos milagres ali.

Jesus podia fazer o milagre que ele quisesse, Ele é Deus, é da mesma natureza que o Pai, Ele podia tudo, mas o evangelho diz que Jesus não pode fazer muitos milagres ali, e o evangelho explica: “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” Mateus 13, 58

O olhar que nós tivermos a respeito de Jesus é o que vai definir o nosso comportamento em relação a Ele.

Pode ser que alguém olhe para Ele e diga que foi um homem bonzinho que passou pelo mundo, mas não é o bastante para conhecê-Lo.

Há quem diga que foi um homem muito sábio, mas também não é o bastante para conhecê-lo.

Se a nossa resposta não for capaz de chegar a verdade daquilo que Ele é, e Ele é Deus, eu não posso ter com Ele a relação que o meu coração humano necessita ter com Deus.

No evangelho, segundo João, Ele pergunta: “Por qual das obras me quereis apedrejar? Não queremos te apedrejar por causa das obras.”. Vejam a falta de fé daqueles que falavam com Ele.

“Porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” João 10, 33

Quantos irmãos e irmãs nossos não conhecem Jesus? Quantos irmãos e irmãs nossos também olham para Jesus e talvez só compreendam a sua natureza humana, mas não alcance a sua verdade divina, aquilo que verdadeiramente Ele é?

O evangelho segundo João que vimos aqui nos vem a ser exortativo, dizendo a cada um de nós: alimenta a sua fé! Cresça na sua fé! Amadureça a sua fé! Conheça Jesus Cristo profundamente no teu coração, não superficialmente, mas profundamente no teu coração.

Uma vez conhecendo, nós O amamos, e uma vez conhecendo e amando, nós somos capazes de testemunhar quem Ele é.

Só é capaz de dizer quem Jesus é e testemunhar Jesus ao mundo, aquele que primeiro nEle crê como Senhor da sua vida.

Tomara que para todos nós Jesus seja exatamente isso, o Senhor da nossa vida, fora dEle não há mais nada, fora dEle nós ficamos como uma criança perdida pelo caminho.

Deus é nossa orientação, Deus nos guarde e Ele espera de nós sempre uma resposta de fé!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.