Oração do Pai Nosso

Oração do Pai Nosso

Veja também:

Pai nosso, que estais nos Céus,
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino,
Seja feita a vossa vontade,
Assim na terra, como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
Perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
E não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal. Amém.

Thiago Arancam canta Pai Nosso

Oração do Pai Nosso: Origem e História

A oração do Pai Nosso foi a resposta de Jesus a um pedido de um de seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista também ensinou os seus discípulos” (Lc 11, 1). Foi através desse pedido que Jesus confiou a seus discípulos e à sua Igreja a oração cristã fundamental.

Onde está escrito o Pai Nosso na Bíblia?

A Oração do Pai Nosso está escrita no evangelho de São Lucas (Lucas 11, 2-4) em um breve formato, com cinco petições e no evangelho de São Mateus (Mateus 6, 9-13), onde é apresentada numa versão mais desenvolvida, com sete petições, a qual foi retida pela Igreja Católica em sua tradição litúrgica.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Oração do Pai Nosso é verdadeiramente o resumo de todo o Evangelho. Cada pessoa pode fazer suas orações segundo as suas necessidades, mas começando pela oração do Pai Nosso, que é a oração fundamental da Igreja.

São Mateus resumiu o primeiro anúncio de Jesus no sermão da montanha e a Oração do Pai Nosso estava no centro deste anúncio. A partir deste anuncio se clarifica cada uma das petições da oração que Jesus nos ensinou. A oração do Pai Nosso não só nos ensina a pedir o que podemos desejar, ela também nos ajuda a organizar nossos afetos e também nos ensina em que ordem devemos desejar.

Jesus nos ensina a ter uma vida nova com as Suas palavras, e nos ensina a ter essa vida através da oração.

Pai Nosso: A oração do Senhor

A Oração do Pai Nosso é a oração verdadeiramente única, pois vem de Jesus, é do Senhor. Jesus, o Filho Único, nos dá as palavras que o Pai Lhe deu, sendo mestre da nossa oração. Jesus é o Verbo encarnado, conhece no seu coração de homem as necessidades dos seus irmãos e nos revela, sendo Ele modelo da nossa oração.

Mas Jesus não só nos dá as palavras da Oração do Pai Nosso, pois a oração não é uma fórmula para ser repetida maquinalmente, Jesus nos dá também o Espírito pela qual a oração se torna em nós espírito e vida (Jo 6, 63). E temos como prova o Pai que “enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: ‘Abbá! Ó Pai!’”(Gl 4,6).

Pai Nosso: A oração da Igreja

A Oração do Pai Nosso, segundo a tradição apostólica, está enraizada na oração litúrgica. Jesus nos ensina a fazermos uma oração comum por todos os nossos irmãos. Ele não diz “meu Pai”, mas sim “nosso Pai que estás nos céus”, para que façamos a oração numa só alma por todo corpo da Igreja.

A Oração do Pai nosso é parte integrante das horas principais do Ofício Divino. Ela aparece com evidência, revelando seu caráter eclesial, nos três sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

No Batismo e na Crisma aprendemos pela oração do Senhor a invocar o Pai, tendo como significado o nascimento para a vida divina, e podemos a partir de então, rezar ao Pai pois temos, através dos sacramentos o selo da unção do Espírito Santo que foi gravado em nossos corações, em todo nosso ser.

Na Eucaristia, a oração do Pai Nosso aparece como a oração de toda a Igreja. Entre a oração eucarística e a comunhão. “Recapitula, por um lado, todas as petições e intercessões expressas no movimento da epiclese; e por outro, bate à porta do festim do Reino que a Comunhão sacramental vai antecipar.” Catecismo 2770

Oração do Pai Nosso em latim

Pater noster, qui es in caelis;
Sanctificétur nomen tuum.
Advéniat regnum tuum.
Fiat voluntas tua, sicut in caelo, et in terra.
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódie.
Et dimítte nobis débita nostra, sicut et nos dimíttimus debitóribus nostris.
Et ne nos indúcas in tentatiónem;
Sed líbera nos a malo. Amen