São Benedito: Oração e História

Imagem de São Benedito

Veja também:

Oração a São Benedito

Ó São Benedito,
Modelo admirável de caridade e humildade,
Por vosso ardente amor à Maria Santíssima
Que colocou seu divino Filho em vossos braços,
Por aquela suave doçura com que Jesus
Encheu o vosso coração, eu vos suplico:
Socorrei-me em todas as minhas necessidades
E alcançai-me de modo especial,
A graça que neste momento vos peço

(Fazer o pedido).

Ó São Benedito,
Intercedei por mim que a vós recorro confiante.
Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo
No atendimento dos vossos devotos,
Atendei a minha súplica
E concedei-me o que vos peço. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz

Qual é o dia de São Benedito?

O dia de São Benedito é comemorado no dia 5 de outubro no Brasil. Este dia foi escolhido graças a uma deferência canônica especial concedida à CNBB, pelo Vaticano, em 1983.

Qual a história de São Benedito?

Qual a origem de São Benedito?

Benedito nasceu no dia 31 de março de 1524, era filho de escravos negros que foram levados da África para San Fratello, comuna italiana na região da Sicília, onde foram convertidos ao cristianismo.

Como foi a vida de São Benedito?

Benedito e seus pais tinham vidas tão exemplares e cumpriram seus deveres com tanta perfeição que, em agradecimento, seu dono concedeu a liberdade a Benedito aos dezoito anos. 

Após sua liberdade, Benedito continuou a trabalhar como diarista, e dividia generosamente o pouco que ganhava com os pobres e durante seu tempo livre cuidava dos enfermos. Devido a suas origens humildes, Benedito, muitas vezes foi ridicularizado, e suportava as humilhações com paciência e alegria que acabou sendo chamado de “O Santo Negro”.

Aos 21 anos, Benedito conheceu um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis, que havia deixado o mundo e chamou-o para viver entre eles. Benedito aceitou, vendeu suas poucas posses e doou o dinheiro aos pobres. Durante muitos anos trabalhou alegremente na cozinha como irmão leigo do Convento de Santa Maria de Jesus, mas com a morte de seu diretor, sua piedade, sabedoria e santidade, levaram seus irmãos a elegê-lo Superior do Mosteiro, embora não soubesse ler nem escrever.

Depois de cumprir um mandato neste ofício, foi eleito mestre de noviços, sendo seus conselhos ansiosamente solicitados pelos noviços, religiosos professos e pessoas de todas as classes. Ele possuía dons extraordinários de oração, foi divinamente dado um conhecimento infuso das Escrituras e tinha uma compreensão intuitiva de verdades teológicas profundas, que espantou os eruditos e o ajudou na direção das almas.

Os relatos de sua santidade se espalharam por toda a Sicília, e o mosteiro era constantemente cercado de visitantes – os pobres pedindo esmolas, os enfermos em busca de um milagre e pessoas de todas as classes em busca de conselhos ou orações.

O rosto de Benedito era visto frequentemente brilhando com uma luz celestial, especialmente quando ele rezava na capela. Ele trabalhava como cozinheiro, mas notou-se que anjos foram vistos ajudando-o na cozinha e, além disso, a comida parecia se multiplicar milagrosamente sob suas mãos.

Embora Benedito nunca se recusasse a ver ninguém, ele teria preferido viver uma vida oculta, desconhecida do mundo. Perto do fim de sua vida, ele voltou voluntariamente às humildes funções da cozinha quando foi dispensado de todos os cargos.

Como São Benedito morreu?

Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália, após uma curta enfermidade, na mesma hora que havia previsto, e foi sepultado com grande solenidade na abóbada comum atrás da sacristia da igreja.

Compartilhe nas suas redes sociais