O que é misericórdia segundo a Bíblia?

O que é misericórdia segundo a Bíblia?

Misericórdia é o ato amoroso de Deus, que se volta para o homem, para acolher, perdoar e redimir o homem, mas isso não significa que Deus está nos dando uma “permissão” para pecar, pois isso não está no evangelho.

A misericórdia de Deus não pode ser confundida com uma espécie de “liberação” para o pecado, estar autorizado a pecar, não, isso não é da palavra de Jesus.

No evangelho de Jesus, segundo João, Jesus disse para a mulher que foi surpreendida em adultério: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”. João 8, 11

Se alguém quer justificar o pecado por causa da misericórdia de Deus, isso não é um apoio na misericórdia de Deus, isso é um abuso com Deus da parte do homem, um desconhecimento do evangelho, porque o evangelho de Jesus Cristo é uma mensagem de salvação, uma mensagem de boa nova.

Por que está escrito na Bíblia que “a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.” João 1, 5 ?

Por que está escrito na Bíblia que “Quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz.” João 12, 35-36 ?

É isso! Nós somos pecadores? Somos. Nós erramos? Erramos. Mas o que Deus espera de nós? O que Deus aguarda de nós? A conversão. Deus espera de nós que saiamos do pecado. Deus espera de nós que corrijamos o que está errado em nós. É isso que Ele espera de nós.

Nós não podemos na nossa vida espiritual cruzar nossos braços e dizer que vamos continuar no pecado, Deus é amor, Deus vai nos perdoar, Deus é bondoso. Isso é um abuso da nossa parte, porque Deus nos convida a conversão.

Senão poderíamos pegar tudo que Jesus falou sobre conversão e joga fora. Podemos fazer isso? É claro que não.

Nós precisamos nos converter dos nossos pecados.

Deus não espera que nós façamos tudo direitinho, que não vamos errar nunca, Ele não espera isso porque Ele sabe que nós somos pecadores, mas Ele espera a sinceridade do nosso coração, a retidão do nosso coração, um esforço sincero para sairmos do pecado.

Que nenhum de nós se coloque no pecado e se justifique pela misericórdia divina.

Assim como Jesus perdoou a mulher que foi surpreendida em adultério, Ele está disposto a nos perdoar, mas Ele nos exorta a conversão dos nossos pecados.

Que Deus tenha sempre paciência com os nossos pecados e, mais uma vez, Ele tenha misericórdia de nossas faltas e, todos nós, com toda sinceridade, queiramos melhorar aos olhos de Deus.

Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.