O que é o Advento para a Igreja Católica?

O que é o Advento para a Igreja Católica?

O Advento significa um tempo de espera, um tempo de preparação, um tempo de expectativa. O Advento, portanto, é quando nós preparamos o nosso coração para celebrar a liturgia do nascimento do menino Jesus.

A palavra Advento nos ajuda a entender o que nós vamos celebrar neste período. De origem do latim “Adventus”, Ad significa “Para” e ventus significa “Vir”, então nós estamos na preparação e expectativa dAquele que está para vir, que vai chegar e que nós iremos celebrar.

Portanto, o Advento é exatamente o tempo de preparação para a celebração do Santo Natal.

Quando começa e quando termina o tempo de Advento em 2020?

O tempo de Advento começa no primeiro domingo de um novo do calendário litúrgico. Neste ano de 2020, começa no dia 29 de novembro.

O Ano Litúrgico da Igreja Católica começa com o período do Advento.

O Advento quando ele começa é porque faltam 4 semanas para o Santo Natal.

O tempo de Advento termina quando celebramos a noite do Santo Natal no dia 24 de dezembro.

O que significa a cor roxa do Advento?

Durante o Advento a Igreja Católica utiliza duas cores. A cor roxa é a primeira e mais amplamente utilizada. A cor roxa significa para a Igreja Católica um tempo de expectativa, de vigilância, de sobriedade e de penitência.

Fazemos penitência porque vamos nos preparar para algo que vai acontecer, uma grande festa que vai acontecer para os cristãos. Então, durante três domingos a Igreja Católica vai se revestir do roxo como sinal de expectativa, de preparação, de aguardo da chegada do Senhor Jesus.

A outra cor que é utilizada durante o Advento é a cor rosa. Utilizada no quarto domingo do advento. A cor rosa é uma cor intermediária, utilizada entre a cor roxa e a cor branca, que é utilizada em festas e solenidades litúrgicas, deste modo, a cor rosa, como uma suposta transição do roxo para o branco, é utilizado para chamar a atenção para o dia da festa que está chegando.

Por que não se canta o Glória no Advento?

Nas missas do Advento não é rezado ou cantado o hino do Glória. Logo após os ritos iniciais da Santa Missa a celebração é conduzida para a oração da Santa Missa e não é rezado o Glória, porque durante o Advento a Igreja suprime o hino Glória para guardá-lo para a Noite de Natal, por ele ser um hino de louvor e de festa.

Quando chegar a noite da festa do Santo Natal ou o dia do próprio Santo Natal, a Igreja vai nos apresentar de novo o Glória e então nós iremos entoar a glória a Santíssima Trindade.

Qual o significado da Coroa do Advento?

A coroa do advento é utilizando durante o período do advento, é um elemento de uso não obrigatório, opcional, porém rica de significados.

A Igreja chama essa peça de “coroa” já para significar a festa que vamos celebrar. Nesta festa o Rei do Universo vai chegar, nós queremos receber aquele que é o Rei, então, a Igreja prepara uma coroa para receber o Rei, a Igreja quer dobrar o seu joelho e inclinar o seu coração em adoração ao Rei que vai chegar.

O formato circular da coroa também nos ajudar a entender o que esse Rei vem fazer no meio de nós. Ele deixa o céu, vai se encarnar, vai viver entre nós, vai anunciar o seu evangelho, e fazer com a humanidade inteira uma nova e eterna aliança.

“Em seguida pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para a remissão dos pecados’.” Mateus 26, 27, então o Rei, que é Jesus, vem até o nosso encontro para fazer uma aliança com toda a humanidade.

A fita vermelha da Coroa do Advento

A fita vermelha que envolve a coroa do advento toda, do início ao fim tem um significado, uma simbologia muito bonita.

A fita vermelha que envolve a ramagem significa Deus que vem envolver a humanidade, abraçar a humanidade, que vem dar o seu abraço de misericórdia a todo homem e a toda mulher, portanto, não é um simples enfeite, significa que o Rei desce do céu para fazer uma aliança, abraçar todo homem e toda mulher e envolvê-los na Sua bondade e misericórdia.

E a cor da fita vermelha também não poderia ser de outra cor, pois seu significado é que o Rei que desceu do céu e veio ao nosso encontro fazer aliança conosco, fará essa aliança derramando Seu sangue na cruz. Portanto, a cor da fita significa o sangue que há de ser derramado por esse Rei que vem ao nosso encontro, que vem habitar no meio de nós.

As bolas da Coroa do Advento

A simbologia das bolas que se utilizam na coroa do Advento e até na arvore de Natal possuem os mesmos significados. As bolas significam aquilo que Deus espera de nós. Assim como uma árvore produz frutos, Deus espera que nós, na preparação para o Santo Natal, também produzamos frutos. Que não seja rancor, ódio, ressentimento, …, Deus espera de nós bondade, compaixão, perdão, misericórdia, pois só celebra o Natal quem faz do seu coração um lugar para Deus, e não há como fazer do nosso coração um lugar para Deus se nós não produzirmos frutos de santidade que agradem a Deus.

Como acender as 4 velas da Coroa do Advento?

velas da coroa do advento

As velas da Coroa do Advento são acesas de maneira gradual. No primeiro domingo acendemos uma única vela, no 2º domingo duas velas serão acesas, e assim sucessivamente.

Qual o significado das 4 velas da Coroa do Advento?

Significa em que a medida que vamos acendemos as velas e a coroa vai se tornando mais clara, mais cheia de luz, é porque Aquele que é a luz do mundo está às portas, está chegando, e nós precisamos manter a nossa chama acesa para receber o Nosso Senhor que vai chegar.

O acendimento das velas é feito de forma gradativa porque a chamada revelação divina também foi gradativa. Primeiro Deus falou aos patriarcas, depois Deus falou por meio dos juízes, depois Deus falou por meio dos profetas, até Deus falar plenamente por meio de Jesus Cristo. Assim também é a coroa, a cada domingo acendendo uma vela até chegar a plenitude da revelação que é o Senhor Jesus.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *