Foi exatamente na última ceia que Jesus Cristo tomou parte e, naquele dia, instituiu a Eucaristia.
Foi naquele dia que o Senhor Jesus Cristo nos deu a Eucaristia e foi, também naquele dia, que Ele nos mandou que a celebrássemos em memória dEle. Foi dentro do contexto da celebração de uma ceia que Jesus nos deu a ceia do novo testamento.
Qual o significado da Santa Ceia?
Aquela ceia celebrava uma páscoa mas não a páscoa de Jesus, celebrava a páscoa do antigo testamento e, na celebração daquela ceia, eles celebravam a libertação de Israel, a fuga de Israel da sua escravidão.
Como se organizava aquela ceia?
Aquela ceia fundia dois elementos: o elemento do sacrifício e o elemento da refeição.
Qual era o sacrifício que eles usavam no antigo testamento?
Tomava-se um animal do rebanho, sacrificava-se aquele animal e o alimento do qual eles faziam a ceia era exatamente daquele animal que havia sido sacrificado.
É dentro desse contexto que Jesus vai celebrar a sua última ceia, porque Jesus nos vai fazer entender que não é mais um animal do rebanho que vai ser sacrificado, não é mais um sangue do cordeiro do rebanho que é aspergido para o perdão dos pecados, mas sim, é o próprio Jesus Cristo imolado na cruz que vai dar a Sua carne para salvar o mundo.
É Jesus que vai dar a sua carne para ser imolada em favor dos homens, é Ele que vai derramar o seu sangue para que todo homem encontre nEle a purificação de seus pecados.
Quando jesus instituiu a Eucaristia?
Na última ceia Jesus vai dizer: “‘Tomai, comei, isto é o meu corpo.’ Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados’.” Mt 26, 26-28.
O sacrifício da cruz que historicamente aconteceu na Sexta Feira da Paixão, sacramentalmente, foi celebrado na quinta-feira. Jesus na quinta feira antecipa no sacramento aquilo que iria acontecer na história, o que aconteceu com Ele, de dar o corpo e o sangue na cruz, Ele já se deu na Quinta-feira Santa por meio do Sacramento da Eucaristia.
Eucaristia não é uma metáfora, é uma realidade. Jesus não disse: “tomai e comei parece com meu corpo, tomai e bebei, parece com meu sangue.” Não. Jesus nos disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo, tomai e bebei este é o cálice do meu sangue.”
Portanto, a Eucaristia é a mesma coisa que mistério pascal, mesma coisa que a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.
A Eucaristia, portanto, nos fala do amor de Deus, ela nos fala do sacrífico de Jesus Cristo, por isso a Eucaristia é um dom misericordioso.
Na eucaristia estão contidos, verdadeiramente, real e substancialmente, o corpo, o sangue, a alma e a divindade de nosso senhor Jesus Cristo.
Jesus está inteiro, presente e completo na eucaristia, esta é a nossa fé católica, cremos com todo nosso coração, toda nossa mente, toda nossa força, que Jesus está presente de maneira perfeita, completa e total.
Assim, como está no céu, também está no pão e no vinho consagrados que se tornam corpo e sangue de Jesus Cristo.
Quem recebe a eucaristia pode dizer: “Deus está aqui”.
Depois da consagração não há mais pão, há somente corpo de Cristo, não há mais vinho, mas tão somente o sangue de Cristo.
Junto com Jesus se fazem presentes o Pai e o Espírito Santo, porque onde está uma pessoa da Santíssima Trindade, estão as outras duas.
Na espécie do pão Cristo está inteiramente presente e totalmente presente, na espécie do vinho Cristo está inteiramente presente e totalmente presente.
Em cada fragmento das espécies do pão e em cada gota da espécie do vinho, Jesus está inteiro, quem comunga somente da espécie do pão, recebeu também o sangue do Senhor e quem comunga da espécie do vinho, recebeu também o corpo do Senhor.
A hóstia nós a partimos na missa, mas, ao parti-la na missa Cristo não é dividido, ao parti-la na missa é um sinal litúrgico para fazer com que todos compreendamos: Ele se dá a todos.
Todos nós precisamos nos alimentar diariamente, alimentamos o nosso corpo para ter força, coragem, disposição, animo, condição de trabalhar, condição de estudar e de viver, mas nós também comemos e bebemos do corpo e do sangue do Senhor para ter força, coragem, animo, testemunho, perseverança, para seguir os passos de Jesus.
O alimento do qual nós nos alimentamos de alguma maneira é assimilado pelo nosso corpo, o alimento eucarístico do qual nós nos alimentamos também é assimilado pela nossa alma. Significa que nós queremos viver como Jesus, amar como Jesus, perdoar como Ele, partilhar como Ele, e, através dos nossos gestos, do nosso comportamento e nos assimilando a Jesus Cristo, tomara que um dia todos nós possamos dizer: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” Gálatas 2,20.
A Eucaristia alimenta a nossa fé, nos une no amor a Deus e nos prepara para a vida eterna.
Hoje nós nos alimentamos da eucaristia aqui na terra, mas esperamos um dia nos alimentar face a face com Deus no reino celeste.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.