Oração do Glória ao Pai

oracao do gloria

Veja também:

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Por que devemos rezar a Oração do Glória ao Pai?

A Oração do Glória ao Pai é uma das orações cristãs mais comuns depois do Pai Nosso e da Ave-Maria. Essa oração é também conhecida como uma doxologia, que significa uma curta expressão de louvor a Deus.

A oração do Glória ao Pai, também conhecida como Gloria Patri, sua versão em latim, é geralmente recitada na Oração do Terço, no final de cada dezena da Ave-Maria.

Quando rezamos o Glória ao Pai estamos voltando a nossa atenção para dentro de nós mesmos, nos exigindo que nos afastemos de nós mesmos e do mundo, olhando momentaneamente para a glória de Deus, que é a nossa origem e nosso destino. Reconhecendo que Ele é digno de toda a nossa adoração, louvor e ação de graças, para que, deste modo, possamos ver a plenitude da realidade.

A oração do Glória ao Pai enfatiza também a divindade de Jesus e estende a Ele nosso louvor, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, e então dá um passo adiante para incluir o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, revelando-nos o mistério da nossa fé, um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Em qualquer momento de nossas vidas podemos orar para que Deus seja sempre glorificado, deste modo estaremos orando por tudo que realmente queremos, e estaremos orando como o próprio Deus orou, quando Jesus, Nosso Senhor, em face de seu mais profundo sofrimento disse: “E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse” João 17, 5, e com isto podemos dizer: “como era no princípio, agora e sempre, amém.”

Oração do Glória ao Pai em Latim

Glória Patri et Fílio et Spirítui Sancto.
Sicut erat in princípio, et nunc et semper et in saecula saeculórum. Amen
.